A moda de Luiz Gonzaga

Publicado no blog Batida Salve Todos, por Téta Barbosa

Luiz Gonzaga foi o Elvis Presley do Sertão. Não se conformou em simplesmente cantar  sua terra, mas espalhou, pelos quatro ventos do mundo, o jeito e as roupas do Nordeste.  De gibão de couro, óculos estilo Ray Ban aviador e chapéu de vaqueiro, o rei do baião nordestinizou a moda.


Não foi ele quem inventou o gibão. Basta você dar uma passeada pelas brenhas de Pernambuco para ver que gibão é a roupa do Sertão. Se já foi em Serrita, então, sabe que gibão por lá é farda. A Missa do Vaqueiro, por exemplo, é um desfile de moda à parte. Roupas confeccionadas com a belezura artesanal do interior. E de lá, desse mesmo fim de mundo que é o Sertão, saiu a inspiração de Seu Lua. Cantar por aí de paletó e gravata, como faziam os cantores de rádio da época, não tinha a menor graça para ele. Gonzaga incorporou a vestimenta do vaqueiro e ,sem saber, mudou a cara da música nacional.


O mineiro João Pimenta, foi um dos estilistas que se inspirou no vaqueiro sertanejo para criar sua coleção. Em 2010 apresentou um desfile que parece ter saído diretamente de um disco de Luiz Gonzaga.


Óculos, bolsas, sandálias, lenços, deixaram as das terras áridas de Exu, Salgueiro, Serrita, Serra Talhada, e ganharam as ruas. São muitos os acessórios inspirados nos vaqueiros nordestino. É só escolher o seu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mal e o sofrimento por Leandro Gomes de Barros

Poetas Populares, uma poesia de Antonio Vieira

Cordel "Coco-Verde e Melancia"