quarta-feira, 8 de maio de 2013

Fé e tradição reúnem vaqueiros na Bahia


Tradição na cidade do interior baiano, localizada a 630 km de Salvador, a Missa do Vaqueiro de Lagoa Real de 2013 acontece no primeiro domingo de junho, 2, às 9 horas. Antes acontecerá o desfile dos vaqueiros encourados.

Em sua 23ª edição, a festa atrai visitantes de toda a Bahia e também de outros estados. Além da missa, acontecem nos dias 31 de maio, 1º e 2 de junho, vaquejada e shows musicais, no Parque do Vaqueiro. Este ano, Milionário e José Rico e Cangaia de Jegue são algumas das atrações.

No espaço, ocorrem ainda apresentações de viola, sanfona, repentes e a Vila Cultural, onde serão instaladas barracas com artesanato regional, fabricação de cachaça, rapadura, farinha de mandioca, entre outras.

Missa do Vaqueiro - A Missa do Vaqueiro originou-se da história de Raimundo Jacó (primo do cantor Luiz Gonzaga), um vaqueiro famoso do município de Serrita, no estado de Pernambuco, quando o mesmo foi traído e assassinado por um rival na madrugada de 8 de julho de 1954. Desde então, familiares e amigos passaram a considerá-lo como herói e começaram a celebrar a “Missa do Vaqueiro”, no local onde foi enterrado.

Nenhum comentário: