Memorável noite com Pereira da Viola em Brumado

Foi espetacular, como ele mesmo disse: “foi uma coisa astronômica de boa” e ainda nas palavras do próprio Pereira “se melhorar vira rapadura”. Assim resumiu o folclórico locutor Barnabé, a apresentação de Pereira da Viola, na noite da última sexta-feira (13), no salão de eventos da AABB, em Brumado. Pereira entrou no palco fazendo um solo do Hino Nacional, que arrancou o suspiro da platéia. Em seguida, o seu amigo e parceiro, o irmão Dito Rodrigues, entrou em cena, transformando a noite numa poesia ao som da viola mineira. No repertório, musicas já consagradas da raiz sertaneja, canções, óperas internacionais, prosas e versos, com muita musicalidade, de autoria do violeiro. Pereira aproveitou ainda para homenagear o 13 de maio, dia vitória na luta contra o preconceito a e escravidão no Brasil. Durante a apresentação, muitas brincadeiras e ao final da festa, num espírito de confraternização e muita alegria, a plateia foi frente ao palco fazer brincadeiras de roda. Foi um momento de cultura que, ao som de um único instrumento, encantou e uniu os corações, numa noite de sucesso do projeto Viveiro de Cantigas.
Texto: Brumado Notícias

Nessa sexta-feira (13), a noite de viola, do projeto Viveiro de Cantigas, que aconteceu no salão de eventos da AABB, abriu espaço para a exposição de Arte de Dão Barros, que teve suas famosas esculturas expostas, na entrada do salão, arrancando elogios e muita admiração dos amantes da boa arte, que puderam prestigiar: Exposição de cordel, em fatos e fotos, contando a historia do cangaço na 50ª Exposição Cultural, Literária e Fotográfica, apresentada pelo professor de Economia, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) de Vitória da Conquista, e Agente da Cultura Popular, Antônio Andrade Leal. O acervo da exposição do cangaço é extenso e mostra a vida de luta nos sertões nordestinos. “Essa é a maior exposição que estou fazendo na defesa da nossa herança cultural e histórica. É um prazer estar aqui na terra do poeta Zé Walter, a quem eu tanto quero conhecer. Agradeço a todos os brumadenses por essa oportunidade de realizar aqui essa exposição”, ressaltou Antônio. Com seu imponente chapéu de cangaceiro, o professor e sua exposição chamaram a atenção do público, rendendo-lhe muitas fotografias.
Texto: Brumado Notícias

O Viveiro de Cantigas vem proporcionando, já há um bom tempo, espetáculos musicais de altíssimo nível para os apaixonados pela música de raiz em Brumado. Desta feita a companhia musical trouxe para o palco da AABB o excepcional violeiro mineiro Pereira da Viola, que hoje é reconhecido como um dos melhores do Brasil e vem se apresentando em vários países do exterior. Ele que na infância era um menino tímido na pequena comunidade rural de São Julião, no Vale do Mucuri, no norte de Minas Gerais, fez com que sua introspecção e seu sentimento melancólico se transformassem num enorme talento musical. Quem esteve presente no salão de eventos da AABB na noite de ontem (13) pode presenciar um momento inesquecível, uma apresentação para ficar guardada na área vip da memória. Pereira da Viola, realmente dispensa comentários, mas, não temos como não nos rendermos ao seu grande talento e a forma única das suas dedilhadas e dos seus acordes transcendentais. Iniciando a sua apresentação com uma magistral execução do Hino Nacional Brasileiro, o artista foi, progressivamente, conquistando o público, tendo momentos de uma verdadeira catarse musical, como a sua versão regionalizada do clássico Bolero de Ravel. (Veja vídeo abaixo). Cantando cantigas consagradas da música brasileira de raiz, Pereira da Viola, deixou um gostinho de “quero mais” e no final de sua apresentação foi aplaudido de pé em reconhecimento ao seu grande talento e sua musicalidade que retrata a essência bucólica de uma região que ainda preserva suas tradições mais antigas.
Texto: Daniel Simurro (97 News)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mal e o sofrimento por Leandro Gomes de Barros

Poetas Populares, uma poesia de Antonio Vieira

Cordel "Coco-Verde e Melancia"