ZÉ DO TELHADO E LAMPIÃO: HEROIS POPULARES (Portugal e Brasil)




José Teixeira da Silva, vulgo Zé do Telhado nasceu em 22/06/1818 na aldeia de Castelões de Recesinhos, comarca de Penafiel, região da cidade do Porto, norte de Portugal. Salteador de 1842 a 1859. Foi considerado o Robin dos Bosques.

Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião nasceu em 04/06/1898 de acordo com o batisterio, na cidade de Serra Talhada, situada no sanguentro e poético vale do Pajeú, sertão de Pernambuco.

Zé do Telhado mito português e Lampião mito brasileiro. Os dois se destacaram por atos de bravura, enfrentamento e heroismo. Também se destacaram pelo o extinto militar. Zé do Telhado foi condecarado pela a Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealda e Merito. Aqui no Brasil Lampião foi condecorado por parte do povo, virou mito. Perseguidos entraram na bandidagem, as portas se fecharam para ambos. Zé do Telhado substituiu o Bandoleiro Custódio, o Boca Negra. Lampíão, Bandoleiro substitui Sinhô Pereira. Ambos julgados por crimes pelos tribunais, porém contavam com apoio de pessoas importantes. Zé do Telhado cresceu a barba e Lampião cresceu o cabelo. Ásperos mas tinham bondades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mal e o sofrimento por Leandro Gomes de Barros

Cordel "Coco-Verde e Melancia"

Poetas Populares, uma poesia de Antonio Vieira