Poetas Populares, uma poesia de Antonio Vieira


A nossa poesia é uma só
Eu não vejo razão pra separar
Todo o conhecimento que está cá
Foi trazido dentro de um só mocó

E ao chegar aqui abriram o nó
E foi como se ela saísse do ovo
A poesia recebeu sangue novo
Elementos deveras salutares

Os nomes dos poetas populares
Deveriam estar na boca do povo
No contexto de uma sala de aula
Não estarem esses nomes me dá pena

A escola devia ensinar
Pro aluno não me achar um bobo
Sem saber que os nomes que eu louvo
São vates de muitas qualidades.
O aluno devia bater palma

Saber de cada um o nome todo
Se sentir satisfeito e orgulhoso
E falar deles para os de menor idade
Os nomes dos poetas populares

Antônio Vieira, baiano de Santo Amaro da Purificação, é compositor, poeta e cordelista. Seu trabalho denominado “O Cordel Remoçado” une música e literatura popular numa linguagem simples e contemporânea. Suas histórias e seus personagens retratam a forma de viver criativa e peculiar do povo brasileiro, tendo o seu foco na cultura nordestina.

A poesia Poetas Populares foi declamada por Maria Bethânia nas apresentações do espetáculo "Dentro do mar tem rio". Confira!

Comentários

Anônimo disse…
Respeito muito a iniciativa deste blog, entretanto, penso que os responsáveis pelo mesmo têm que ser mais criteriosos na hora das publicações. O poema não rima nada com nada, tem muitos erros de métrica e, com certeza, o fato de Bethânia declamá-lo não muda uma letra.
P.S: o poeta, pretenso cordelista( com todo a respeito a memória do mesmo) Antônio Vieira era de Santo Amaro da Purificação (19/02/49), ele faleceu no dia 10/06/2007.

Safado RJ disse…
Para alguém que critica com tanta ênfase o belo poema e diz tanta bobagem sobre o mesmo, o anônimo (por que será?) deveria atentar para o português escrito que ele pensa que domina.
Anônimo disse…
A primeira postagem não deveria ser publicada . De uma estupidez travestida de uma pseudo intelectualidade . Quanto aponta os erros de métrica demonstra que não atendeu nada . Tente de novo
Anônimo disse…
Bom dia venho aqui não para parabenizar em memória ao nosso Antônio Vieira, pela tão bel obra e preocupação com a cultura popular, razão da transformação de uma sociedade, plural. Onde o saber se faz necessário para lapidar, as pessoas transformá-los em sentimentos e conhecimentos diversos, que embora não agrade a muitos, perfeitamente normal,jamais perderá a sua Importância, até para ser tomada pelo ciúme, da crítica. Salve! Os poetas populares. Viva! Antônio Viera. Muito obrigado. Deus Bencoe.

Postagens mais visitadas deste blog

O mal e o sofrimento por Leandro Gomes de Barros

Cordel "Coco-Verde e Melancia"