terça-feira, 18 de outubro de 2011

Conheça a música de Alisson Menezes e a Catrupia

Do site iBahia.com (Por Lívia Rangel)

Canções que falam do campo, acompanhadas por violas dedilhadas, marcam o trabalho do grupo de Vitória da Conquista

O trabalho do grupo Alisson Menezes e a Catrupia faz um convite à memória de uma geração que conheceu de perto o Reisado, o Bumba-meu-boi, os Côcos de embolada e ativa a curiosidade de outra geração que apenas em raros casos conhece e teve contato com essa cultura popular.

O objetivo do grupo nas apresentações é a celebração com o público que vai dos oito aos oitenta anos, ressignificando os elementos do imaginário popular, com o intuito de divulgar e garantir a permanência dessa manifestação tão importante. Não pregamos evidentemente o purismo da música, mas nos empenhamos em mostrar às gerações recentes que a nossa cultura precisa continuar viva.

O grupo é composto por Alisson Menezes, Flávia Almeida, Daniela Lisboa, Isadora Oliveira e Raphael, que tocando diversos instrumentos de cordas e percussivos, emprestam ainda as suas vozes na interpretação de canções autorais e de domínio público. Contamos ainda com a participação de outros elementos brincantes como o Boi, o cuspidor de fogo e malabarista, e a véa Chica (boneca gigante) que transforma durante todo o espetáculo, o público em parte integrante do elenco, já que os elementos se misturam com a platéia durante toda a apresentação.

Alisson Menezes e a Catrupia
O grupo criado em novembro de 2008, com a proposta de trabalhar a junção dos ritmos que compõem a diversidade cultural brasileira, dando uma maior ênfase ao reisado, vem realizando diversas apresentações em significativos eventos culturais por diferentes regiões e cidades, e de forma bastante singular o grupo tem atingido seu principal objetivo, o de formar público para as culturas populares que nos referenciam.

Nenhum comentário: