Sertões da Bahia



Fruto do estudo coletivo de diferentes pesquisadores, o livro Sertões da Bahia - Formação Social, Desenvolvimento Econômico, Evolução Política e Diversidade Cultural pretende oferecer um panorama de viveres comunitários e de recortes regionais com o objetivo de ampliar as possibilidades de investigação de suas peculiaridades e estimular novos estudos de cotidianos históricos das diversas Bahias sertanejas.

Organizado para uso de alunos de História da Bahia, atende também a interesses de estudiosos da economia, da sociedade, da cultura e da vida política desta unidade federativa. Apresenta análises tanto de algumas opções temáticas quanto de determinados recortes espaciais, em formato diferente dos tradicionais compêndios de história de unidades federativas, que tentam abarcar as suas totalidades territoriais. Do mesmo modo que a História do Brasil, a da Bahia não se caracteriza por um somatório de fatos e dados regionais e locais ou de assuntos sobre determinados temas, porque deve registrar os grupos sociais nas suas articulações inter-regionais, nacionais e exteriores, cujas memórias se conseguem recuperar.

Para o estudo de viveres e saberes de grupos humanos recorre-se ao uso de diferentes recursos metodológicos através da articulação de temas específicos ou do cotidiano de determinadas comunidades, sem que se constituam fragmentos do todo, mas conhecimentos de experiências sociais em tempos e lugares historicamente construídos por distintos grupos, em diferentes formas de interação social, diversificação cultural, integração econômica e articulação política.

Organizado pelo professor Dr. Erivaldo Fagundes Neves (Universidade Estadual de Feira de Santana), a obra é formada por capítulos escritos por professores e pesquisadores de diferentes universidades: Argemiro Ribeiro de Souza Filho (Fainor), Caio Figueiredo Fernandes Adan (UEFS), Clóvis Caribé Menezes dos Santos (UEFS), Isnara Pereira Ivo (Universidade Estado do Sudoeste das Bahia), Itamar Pereira de Aguiar (UESB), José Ricardo Moreno Pinho (Universidade do Estado da Bahia), Kátia Lorena Novais Almeida (UNEB), Luiz Cleber Moraes Freire (Universidade Federal da Bahia), Maria Hilda Baqueiro Paraíso (UFBA), Marinélia Souza da Silva (UEFS), Mônica Duarte Dantas (UNiversidade de São Paulo), Norma Lucia Fernandes de Almeida (UEFS), Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz (UEFS), Ronaldo de Salles Senna (UEFS) e Zenaide de Oliveira Novais Carneiro (UEFS)

Lançado em agosto deste ano, o preço de capa do livro é R$ 90 e pode ser encontrada aqui em Vitória da Conquista na Livraria Só Letras (Av. Siqueira Campos, nº 350). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mal e o sofrimento por Leandro Gomes de Barros

Cordel "Coco-Verde e Melancia"

Poetas Populares, uma poesia de Antonio Vieira