sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Salve São Francisco



O mais recente trabalho do pernambucano Geraldo Azevedo é uma celebração ao rio São Francisco. Lançado em abril deste ano, o disco é o primeiro álbum temático do cantor e compositor, registrado também em DVD.

"O grande oasis do sertão pro Brasil: É esse Rio São Francisco. Onde ele passa, realmente, ele deixa um rastro de verde, uma coisa fantástica. O rio representa a vida de uma parte muito grande do Brasil", diz Geraldo Azevedo. Foi a partir dessa conclusão que nasce o CD e DVD Salve São Francisco.

Cantor, compositor e violonista, Geraldo Azevedo cresceu em Petrolina, cidade pernambucana banhada pelas águas do São Francisco. Impressionado com a fortaleza e a grandiosidade do rio, por várias vezes ele pescou de suas águas temas para suas canções. Agora chegou a vez de ele dedicar um disco inteiro ao assunto.

"Salve São Francisco" é o 22º disco de Geraldo, que aproveitou para convidar artistas como Djavan, Dominguinhos, Fernanda Takai, Alceu Valença e Ivete Sangalo entre outros para dividir com ele 12 canções próprias e regravações. A cantora Maria Bethânia também dividiu a canção "Carranca que chora" de Geraldo Azevedo e Capinan. "Salve São Francisco" está sendo lançado pela gravadora Biscoito Fino.

O DVD, com direção de Lara Velho, traz imagens gravadas em estúdio, além de pequenos papos e comentários do anfitrião e seus convidados. O passeio geográfico musical levado pelas águas do Rio inclui imagens ribeirinhas de natureza, da cultura e do povo. A versão em CD traz caprichado encarte com belíssimas fotos e reúne frases dos convidados do DVD.

A viagem musical pelo Rio São Francisco carrega forte lado sentimental para o artista. Um álbum afetivo que reúne poesia, música, bons convidados e consciência ecológica. Navegando por culturas e histórias o Rio São Francisco vira bela música por Geraldo Azevedo.

Faixas do álbum:
1. Barcarola do São Francisco - Part. Djavan
2. Santo Rio - Part. Dominguinhos
3.Águas - Daquele Rio - Part. Geraldo Amaral
4. São Francisco São - Part. Márcia Porto
5. Opara (Salve São Francisco) - Part. Fernanda Takai
6. Francisco Francisco - Part. Roberto Mendes
7. Riacho de Navio - Part. Alceu Valença
8. Carranca que chora - Part. Maria Bethânia
9. Petrolina e Juazeiro - Part. Moraes Moreira
10. O Ciúme - Part. Ivete Sangalo
11. Sandades do Vapor - Part. Vavá Cunha
12. São Francisco Help - Part. Alceu Valença, Fernanda Takai, Geraldo Amaral e Ivete Sangalo

Geraldinho, como é carinhosamente chamado, está em turnê com esse show pelo país.

Assista o Programa do Jô com a participação do cantor:

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns, por esta belíssima apresentação no programa do Jô com este grande artista, conterrâneo meu de petrolina que temos grande orgulho em tê-lo como filho desta terra tão próspera e querida, valeu mesmo, Aninha.