Luiz Gonzaga ganha tributo em Nova York


Gonzagão será relembrado pelo centenário no dia 2 de setembro, durante as comemorações do Brazilian Day, em Nova York. O Rei do Baião ganhará um tributo no festival no momento em que o forró virou moda na cidade americana, segundo artigo escrito pelo jornalista Larry Rohter, recentemente entrevistado pela coluna, no The New York Times.

O artigo cita a festa de forró no Botequim Miss Favela Brazilian, em Williamsburg, no Brooklyn, que tem atraído a atenção dos nova-iorquinos, que acham esta música nova e exótica, mas dançável num estilo antigo. Ainda na reportagem, Larry entrevistou Mauro Refosco, fundador da banda Forro in the Dark, sucesso na Big Apple: “Luiz Gonzaga foi uma dessas figuras pioneiras, como Elvis Presley. Ele era completo: letras ótimas e melodias combinadas com uma voz forte e uma fantástica presença no palco, com todo aquele equipamento incrível. Ele era um verdadeiro showman, e sabia disso”. Outras atrações do Brazilian Day são Del Feliz, Magary lord, Banda 5%, entre outras.

FORROZEIRO BAIANO - Del Feliz vai, pela segunda vez, participar do Brazilian Day, maior festa de cultura brasileira do mundo, que acontece em Nova York (EUA). No dia 1 de setembro ele anima, junto a Armadinho, Magary Lord, Jota Veloso e Banda 5%, a Lavagem da Rua 46. O cortejo vai sair da Times Square e festeja presença dos brasileiros nos EUA (só em Nova York estima-se que são 500 mil). No dia seguinte (2), ele se apresenta no palco 2 do Brazilian Day, cujo tema vai ser o centenário de Luiz Gonzaga.

Além do repertório, que vai ter clássicos do rei do baião (Olha pro céu e Qui nem jiló, por exemplo), o cantor preparou um figurino especial: gibão e chapéu de couro iguais aos do mestre Lua. As peças foram feitas por Mestre Aprígio de Ouricuri, que confeccionava as roupas de Gonzagão. “Estou muito honrado com a oportunidade de levar nossa cultura nordestina para lá. Tinha que preparar algo especial”. Para a apresentação, Del convidou o também cantor e compositor baiano Edu Casanova. O Brazilian Day Nova York 2012 também vai ter na programação shows de Jorge & Mateus e Latino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mal e o sofrimento por Leandro Gomes de Barros

Cordel "Coco-Verde e Melancia"

Poetas Populares, uma poesia de Antonio Vieira