Filme: O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro


"O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro" é um filme brasileiro de 1969, do gênero aventura e western, dirigido por Glauber Rocha.

Apesar da história simples, o diretor Gláuber Rocha a conta de uma forma alegórica, misturando cordel e ópera, priorizando a música e os ritos folclóricos próprios da população nordestina. Glauber envolve a narrativa dentro do olhar metalinguistico comum ao cinema novo. A camera arrastada e a música vibrante Nordestina dão quase uma impressão de continuação a Deus e o Diabo. Por muitos, é considerado a obra prima do Mestre Glauber, que mistura o ritual antropofagico Nordestino, sua "seita" e seu folclore ao encontro apoteótico com uma forma diferente de se fazer cinema, seguindo os paremetros do cinema novo - já passado a fase experimental da primeira leva de filmes.

Por esse trabalho, Glauber recebeu o Prêmio de Melhor Diretor do Festival de Cannes.

Sinopse
Antônio das Mortes é contratado para matar um novo líder cangaceiro que surge no interior do Brasil. Ele realiza sua missão, ao mesmo tempo que entra em confronto com jagunços e um velho coronel que domina a região.

O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (BR, 1969, 100 minutos). Com Maurício do Valle (Antônio das Mortes), Odete Lara (Laura), Othon Bastos (Professor) e Hugo Carvana (Mattos). Assista!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mal e o sofrimento por Leandro Gomes de Barros

Poetas Populares, uma poesia de Antonio Vieira

Cordel "Coco-Verde e Melancia"