Terceira edição de seminário dedicado ao cangaço no Sertão do Cariri

Realizado na Região do Cariri, sul do estado do Ceará, nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora e Barro, o Seminário Cariri Cangaço chega à sua terceira edição neste ano de 2011 com o tema Da Insurreição a Sedição.

Entre os dias 20 e 25 de setembro, os participantes irão participar de um conjunto de 17 conferências, seguidas de debates, abordando temáticas ligadas à historiografia nordestina, com pesquisadores, estudiosos, escritores e professores, reconhecidos nacionalmente.

Ainda fazem parte da programação, a Mostra Cariri Cangaço de Cinema, Vídeo e Documentários, a Latada do Livro Cariri Cangaço, o Grande Salão Cariri Cangaço e a Exposição "Lampião" (Acervo da Abafilm), além dos lançamentos da Revista Cariri Cangaço e da minissérie Sedição de Juazeiro.

Para completar a diversificada programação, o espaço das apresentações artísticas reúne as mais significativas manifestações culturais e folclóricas de toda região do Cariri, das áreas das artes cênicas, música, dança e cultura popular.

A temática do evento remete à Insurreição de 1817, momento marcante da vida nacional quando heróis cratenses como Bárbara de Alencar e seus filhos, Martiniano de Alencar e Tristão Gonçalves, formaram dentre os pilares principais pela independência do Brasil e à Sedição de Juazeiro de 1914, episódio épico em que se digladiaram as forças políticas e oligárquicas de Juazeiro do Padre Cícero, do Governo Federal da Velha República e do estado do Ceará.

Mais informações no blog Cariri Cangaço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mal e o sofrimento por Leandro Gomes de Barros

Cordel "Coco-Verde e Melancia"

Poetas Populares, uma poesia de Antonio Vieira