Quem foi Raymond Cantel?

Raymond Cantel em xilogravura de J. Barros
Doutor em Letras Portuguesas e professor da Língua Espanhola na Faculdade de Letras e Línguas na Universidade Poitiers (França), Cantel (1914-1986) começou a viajar para o Brasil em 1959. Nessa época teve contato com poetas populares, cantadores e xilógrafos. A partir daí, passou a se interessar pela literatura popular em versos, na qual ele via um pouco da tradição europeia medieval. Em suas viagens, o pesquisador não se limitava só à compra dos folhetos de feira e de xilogravuras, mas também gravava cantorias e narrativas populares.

Poetas populares, como Apolônio Alves dos Santos, diziam que a denominação LITERATURA DE CORDEL só apareceu na década de 1970, com as pesquisas de Raymond Cantel. Manoel Monteiro, poeta de Campina Grande, diz que foi o francês o primeiro a dizer que os folhetos de feira eram pendurados em barbantes e cordas. Na realidade, a literatura popular em versos (ou, o folheto), inicialmente, era vendida no chão, espalhados sobre lonas.

Hoje, na Maison dês Sciences de I’Homme et de La Sociéte (Universidade de Poitiers), o Centre de Recherches Latino-Américaines trabalha com vários acervos, um deles é o Acervo Raymond Cantel de Literatura de Cordel, o maior da Europa.

DENOMINAÇÃO - Esse tipo de literatura chegou à América Latina através dos colonizadores portugueses e espanhóis. No Brasil, os folhetos surgiram por volta de 1890, inicialmente, nas feiras nordestinas. Em Portugal, eram chamados de Folhas Soltas (ou Folhas Volantes); na Espanha, “Pliegos Sueltos”; e na França, “Littérature de Colportage”; no México e Peru eram conhecidas como “corrido” e na Argentina, “hojas”. Por aqui passou a se chamar Literatura popular em versos ou folhetos de feira. É considerado folheto o de 8 a 16 páginas e, a partir de 24, é chamado de romance.

Informações de artigo de Manuela Fonseca Santos - publicado na Revista de Estudios Iberoamericanos, n. 2, de Junho de 2005.

Comentários

Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Eu tenho possibilidades de ser parente dele, pois meu nome também leva Cantel EC = "Edilson Cantel"
Unknown disse…
Eu tenho possibilidades de ser parente dele, pois meu nome também leva Cantel EC = "Edilson Cantel"
Unknown disse…
Tenho possibilidades de ser parece dele, pois meu nome também leva o sobrenome de Cantel "Edilson Cantel"
Claudio Marques disse…
Boa noite. Meu trisavo e meu tataravo tinham Cantel no sobrenome
Unknown disse…
Meu sobrenome é Cantel

Postagens mais visitadas deste blog

O mal e o sofrimento por Leandro Gomes de Barros

Poetas Populares, uma poesia de Antonio Vieira

Cordel "Coco-Verde e Melancia"