Saiba mais sobre o Memorial do Forró

A programação do Forró Pé de Serra do Periperi em Vitória da Conquista está diversificada. O Memorial do Forró, espaço de cultura e informação aberta ao público das 14 às 23h, foi montado na Praça Tancredo Neves, na Casa Régis Pacheco, com o intuito de fazer um resgate dos valores culturais da nossa identidade.
Para o secretário de Cultura, Gildelson Felício, muitas crianças e jovens não conhecem a zona rural e nunca tiveram contato com a festa tradicional do interior, sendo este, portanto, um momento importante para esse encontro cultural. Gildelson explica como foi pensado o Memorial do Forró: “Este ano estamos homenageando o mestre sanfoneiro Sivuca; dentro das casas de taipa montadas na praça há elementos da cultura popular como a réplica do boneco de Gonzagão e de outros sanfoneiros; bonecos de panos e maquetes. Uma das maquetes traz o trabalho “A Carta” do nosso compositor conquistense Elomar, que é uma obra que traz uma passagem sobre a festa de São João”, conta.
Juntamente com o Memorial, a Vila Junina também integra a programação, com forrozeiros tocando durante a noite. Há ainda a “Casa do Cordel”, com exposições de fotos do cangaço; a “Casa do Tropeiro”, que traz uma referência da história de Conquista; a Igrejinha, que é uma sala dos “Santos Juninos”, que mostra os três principais santos desta época: Santo Antônio, São João e São Pedro. Além disso, “História do Forró”, “Samarica Parteira” e o “Pátio dos Forrozeiros” também são ambientes que irão despertar a atenção dos visitantes.
Quem for visitar o Memorial do Forró contará com a ajuda de monitores que estarão no local. Com eles, as pessoas poderão entender melhor o significado de cada ambiente, sobre o homenageado deste ano, e demais trabalhos expostos. Para Gildelson Felício, o trabalho do município é diferenciado se comparado ao restante do estado: “queremos aqui um evento festivo, mas extremamente cultural. Toda a concepção desta festa, desde a ornamentação à grade musical foi pensada nesse sentido”, completa.

Publicada no http://www.vitoriadaconquista.com.br/ em 15/06/11.
Por Laís Vinhas; Fotos: Zé Silva (Mais fotos no Site VC)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mal e o sofrimento por Leandro Gomes de Barros

Cordel "Coco-Verde e Melancia"

Poetas Populares, uma poesia de Antonio Vieira