Aos 98 anos, morre a ex-cangaceira Aristéia Soares

Aristéia Soares (1913-2012)

A ex-cangaceira Aristéia Soares de Lima, 98 anos, morreu na tarde do último dia 28 de janeiro no Hospital Nair Alves de Sousa, em Paulo Afonso (BA). Ela estava internada desde o dia 23, com complicações estomacais. Ela vivia em Delmiro Gouveia (AL) com os filhos. O corpo foi sepultado no Capiá da Igrejinha, em Canapi (AL), no domingo (29).

Aristéia era uma das últimas remanescentes do cangaço e lutou pelo grupo do cangaceiro Moreno, comandado por Lampião. Em 2008, o G1 fez uma matéria com Aristéia, confira aqui.

Aristéia gostava de contar histórias sobre a amizade que viveu ao lado de Durvalina Gomes de Sá, conhecida como Durvinha, que morreu em junho de 2008 em Minas Gerais e, por isso, participou do documentário "Os Últimos Cangaceiros", lançado no ano passado sobre a amiga e o marido Moreno. Mesmo debilitada, ela fez questão de prestigiar o lançamento do filme, ocorrido em junho no Festival de Cinema do Ceará.

Em Canapí, toda a população se despediu de Aristéia com homenagens e orações. O clima de tristeza abalou a pequena cidade de cerca de 17 mil habitantes.

No blog A História de Aristéia você pode conhecer um pouco mais sobre a ex-cangaceira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mal e o sofrimento por Leandro Gomes de Barros

Cordel "Coco-Verde e Melancia"

Poetas Populares, uma poesia de Antonio Vieira